Telefones

Tecnologia anticorrupção ganha Robô como aliado

A Robô “Rosie” como Tecnologia anticorrupção

Oito jovens brasileiros e estrangeiros uniram forças e conhecimentos em robótica para ampliar a Tecnologia anticorrupção no exercício da atividade parlamentar de políticos brasileiros. Após a criação da Robô Rosie, a operação “Serenata de Amor”, que faz alusão ao polêmico caso anticorrupção sueco “Caso do Toblerone”, tem ajudado a melhorar a transparência nos gastos públicos na Câmara dos Deputados.

Essa nova tecnologia anticorrupção se estruturou após um estudo sobre a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, de maneira que os membros da equipe identificaram atividades suspeitas no uso da verba pública. Essa desconfiança estava atrelada aos gastos reembolsados dos quais os deputados federais têm direito.

Os autodenominados “harckers” que fazem uso das suas habilidades na guerra contra a corrupção, arrecadaram o financiamento necessário para a criação de Rosie em 2016, através de incentivo coletivo ou crowdfunding. A robô, cuja o nome remete a famosa personagem “faxineira” do desenho animado “Os Jetsons”, é responsável por identificar gastos suspeitos na Câmara registrados desde 2011.

Após a varredura feita por Rosie, os casos duvidosos como compras de bebidas alcoólicas e gastos superfaturados são enviados em relatórios ao grupo, que reanalisa e envia as ocorrências em destaque à Câmara dos Deputados. Em três anos de atuação, Rosie detectou cerca de 3.500 elementos “estranhos”.

Para dar continuidade a operação “Serenata de amor”, a equipe já anunciou um novo crowdfunding para investigar novas áreas de gasto como hotelaria, combustível, passagens e até a extensão do projeto para empresas privadas. A ideia do grupo anticorrupção é não focar em nomes ou partidos e sim na transparência para evitar proveitos próprios com o dinheiro público.

A Visual Sistemas como Tecnologia Anticorrupção

Para o desenvolvimento e prática de nossas Soluções Legislativas, a Visual Sistemas atende a Lei nº 12527/2011, que determina a transparência e publicidade dos atos do poder público, proporcionando para as Casas e para a comunidade:

  • Comunicação ágil e transparente com o cidadão
  • Divulgação em tempo real dos trabalhos em plenário
  • Interação entre o cidadão e a casa legislativa

Quer saber mais? Deixe seu comentário abaixo e veja as nossas soluções!

Fonte: InfoMoney

Fonte: https://www.visual.com.br/novidades/tecnologia-anticorrupcao-ganha-robo-como-aliado/
Topo