Telefones

Novos painéis do Senado são vitrine de modernização

Uma das melhorias mais visíveis propiciadas pelo aumento dos investimentos no Senado são os novos painéis eletrônicos do Plenário. “É um salto tecnológico enorme. O painel antigo era da década de 1980 e já era difícil encontrar peças de reposição” — explica Sérgio Bonifácio, coordenador do sistema de votações eletrônicas do Senado.

Os novos painéis são compostos por 18 telas Full HD (definição máxima) dispostas verticalmente dos dois lados do Plenário. A tecnologia permite inserir conteúdos legislativos que antes não podiam ser exibidos, como as orientações de liderança, as votações simbólicas e imagens ao vivo de audiências e dos oradores na tribuna.

Um dos desafios do grupo de trabalho encarregado da mudança, segundo Bonifácio, foi respeitar a configuração visual do Plenário, que faz parte de um conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico.

O equipamento usado pelo presidente do Senado para abrir e encerrar as votações também será trocado e passará a ter tela sensível ao toque (touchscreen). O sistema ainda receberá melhorias que tornarão possível publicar quase instantaneamente na Internet o resultado das votações.

As mudanças não ocorreram apenas no Plenário. No decorrer deste ano todas as comissões contarão com painéis eletrônicos, postos de coleta biométrica da presença nas reuniões e notebooks para consulta e votação de itens da pauta pelos senadores.

O hardware e o software dos novos painéis, assim como sua montagem e instalação, são responsabilidade da Visual Sistemas Eletrônicos. A operação do equipamento está a cargo dos servidores da Casa.

Fonte: https://www.visual.com.br/legislativo/novos-paineis-do-plenario-sao-vitrine-de-modernizacao/
Topo